Medias Moveis 1As médias móveis são um indicador fantástico para achar tendências, elas vêem sempre com um atraso em relação ao preço (candle stiks) mas, há inúmeras estratégias que elas são indispensáveis.

Muito usada para análise técnica há estratégias que envolvem somente o preço e as médias moveis, sabe porque? Elas são realmente úteis e indispensáveis para um trader de sucesso.

 

Os dois mais populares tipos de médias móveis são: Média Móvel Simples (SMA)Média Móvel Exponencial (EMA).

Estas médias móveis podem ser utilizadas para identificarem a direção da tendência ou definirem potenciais níveis de suporte e resistência.

 

 

Média Móvel Simples (SMA)

É apresentada de forma aritmética, calculada pela soma do fechamento do preço. A média móvel simples é calculada adicionando-se os preços  para um número de períodos  e dividindo-se esse valor pelo número de períodos.

Por exemplo, uma média móvel da cotação de fechamento de 15 dias, calculada para a data de 3 dias, será:

Fechamento do preço por dia: 11,12,13,14,15,16,17

Primeiro dia de SMA de 5 dias: (11 + 12 + 13 + 14 + 15) / 5 = 13

Segundo dia de SMA de 5 dias: (12 + 13 + 14 + 15 + 16) / 5 = 14

Terceiro dia de SMA de 5 dias: (13 + 14 + 15 + 16 + 17) / 5 = 15

Parece bem complicado, mas na verdade, na prática não é assim tão complicado e você não precisa fazer contas e nem calcular nada para usar as médias móveis, a menos que queira é claro.

 

Vá, em sua plataforma e adicione uma média móvel e em propriedades é só preencher da seguinte forma:

 

Período: (faça vários testes comece por) 10

Método da MA: (escolha) Simples

Aplica a : (escolha) Close

 

De uma forma prática para entender melhor a média simples sugiro que vá ao gráfico e aplique uma média móvel simples em vários períodos, de 10” a 200”, e sempre compare-as em relação ao preço, se tocou ou não tocou no preço, se estava perto ou distante, se o preço estava em cima ou embaixo da média ou das médias moveis, esse exercício pode clarear muito sua mente em relação as médias.

 

Medias Moveis

 

Média Móvel Exponencial (EMA)

Esta média móvel exponencial reage mais rápido às recentes mudanças de preço do que uma média móvel simples. A 12 e 26 dias (EMAs) são as médias mais populares de curto prazo, e elas são usados ​​para criar indicadores, como o movimento de divergência, (MACD) e o oscilador de porcentagem de preço (PPO). Em geral, a 50- e 200 (EMAs) -dia são utilizados como sinais de tendências de longo prazo.

 

Fórmula

Tenha em consideração o preço atual e multiplique-o por uma constante, C. Tenha em consideração a EMA do período anterior e multiplique-a por 1 menos essa constante, C. Some os dois valores.

 

FORMULA EMA

 

 

 

 

Se estiver a calcular o primeiro valor da EMA, não existindo nenhuma EMA do dia anterior, utilize, em alternativa a SMA.

A fórmula para obter o valor da constante, C é:

FORMULA

 

 

 

Para quem adora matemática esse artigo está ótimo, mas se você não é fã saiba que pode utilizar as médias sem fazer contas.

Vá, em sua plataforma e adicione uma média móvel, preencha da seguinte forma:

 

Período: (faça vários teste comece por) 10

Método da MA: (escolha) Exponencial

 Aplica a: (escolha) Open

 

Siga o mesmo exemplo da SMA, faça todas as comparações e testes, mas principalmente tire suas conclusões. Conseguir enxergar o mercado de uma visão única pode te trazer inúmeros benefícios!

 

RECEBA EBOOK GRÁTIS!

Coloque seu email e receba EBOOK GRÁTIS que ensina os 5 Padrões mais confiáveis do mercado e forma de negociar…

privacy Não trabalhamos com SPAM