A primeira pessoa a utilizar o conceito de Fibonacci no mercado financeiro foi o grande Ralph Nelson Elliott em seus estudos sobre ondas onde aplicava os números de Fibonacci.

Deste estudo surgiu o conceito conhecido hoje como: “Ondas de Elliott” que falarei um pouco, e que brevemente irei fazer um vídeo só sobre as Ondas de Elliott.

Antes primeiro vamos tentar perceber o que são os números de fibonacci e quem era Fibonacci e perceber a proporção Áurea conhecida também como o Número Dourado ou regra de ouro.


Leonardo de Pisa ou Fibonacci nasceu em pisa  na Toscânia  (itália) por volta de 1775, e ficou conhecido como Leonardo Fibonacci, isso devido ao fato de Fibonacci ser um diminutivo de fillius Bonacci, que queria dizer filho de Bonacci e o nome de seu pai era, Guilielmo Bonacci.

Ocasionalmente, ele também assinava como Leonardo Bigollo ( na Toscânia, Bigollo significava viajante ).

Leonardo viaja por quase todo o mediterrâneo dentre eles o Egito, Síria, Grécia, Sicília & Provença uma região Francesa, onde o sistema de numeração hindu era já largamente usado, encontrando – se com estudiosos islâmicos, em cada um dos locais que visitava, e com isso adquirindo o conhecimento matemático do mundo árabe.

Em 1200 Leonardo regressa a Pisa e passa os 25 anos seguintes escrevendo trabalhos onde incorpora os conhecimentos que havia adquirido com os árabes.

Leonardo Fibonacci ele escreveu 5 livros deixando o seu legado no mundo da matemática e o livro mais famoso que é um tratado de arithmetica e algebra elementar e o Liber Abaci uma tradução mais aproximada do português o ( Livro do  Ábaco ou do Cálculo ) foi escrito por Fibonacci em 1202, e foi baseado na arithmetica e “ Algebra” que Fibonacci aprendeu durante as suas viagens pelo mediterrâneo.

No livro Liber Abaci de Fibonacci havia uma série de problemas a serem resolvidos dentro da sequência de Fibonacci. porém o problema mais famoso dito e posto por Leonardo Fibonacci foi a reprodução dos coelhos.

Um homem pôs um par de coelhos em um lugar fechado com muros à volta, com isso ele pensou quantos pares de coelhos podem ser gerados a partir desse par em um ano.

Esse problema, aparentemente de solução simples, está relacionado a uma das mais importantes descobertas da matemática.

Agora vamos a sequência de Fibonacci  ao número DOURADO conhecido também como Proporção Áurea.

Na sequência de Fibonacci, depois de 0 e 1, cada número é a soma dois números anteriores,  vamos tentar perceber a  forma como que se processa a sequência de Fibonacci.

Portanto é desta forma – 0.1.1.2.2.5.8.13.21.34.55.89.144.233.377.610.987.
Como você já deve ter percebido essa sequência pode continuar a se estender ao  infinito, e cada número dividido pelo anterior é aproximadamente 1.618 vezes maior que o número anterior.


A proporção áurea, número áureo,número de ouro ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas, que a teria utilizado para conceber o Parthenon.

Praticamente em qualquer plataforma de operação dentro do mercado financeiro há a ferramenta de Fibonacci, com a qual pode construir níveis de correção que são: 0.0%, 23.6%, 38.2%, 50%, 61.8%, 76.4% & 100%. A ferramenta de retração de Fibonacci nos permite determinar alvos ou seja takes profits após as correções.

Penso que até o momento você já pode ter tido uma amplitude da sequência de Fibonacci e o número dourado, vamos agora para a minha plataforma de negociações como utilizar a ferramenta de Fibonacci e como inserir níveis na ferramenta e também como definir take profit e stop loss somente com a retração de Fibonacci.Então vamos lá.

Se você gostou e realmente esse conteúdo pode lhe acrescentar algo de grande no seu portfólio de estratégias, logo aqui abaixo deixo o link da minha Maratona 1000 em 30 que acontecerá no dia 01/09 a 07/09 é inteiramente grátis e 100% online, é muito simples basta clicar no link e automaticamente será redirecionado para a Maratona.

Clique aqui para participar da MARATONA 1000 EM 30

Um grande abraço e nós vemos lá.